sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A Inclusão Digital para os Professores da Rede



TELECENTRO COMUNITÁRIO DE INCLUSÃO DIGITAL
AVENIDA: LUÍS BORGES DE SOUSA Nº 684 - CENTRO
SÃO LUÍS DO PIAUÍ-PI



 
                        CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL (60 h)

 



                                               CURSISTA:                          
                                               FRANCISCA ISABEL DE SOUSA BARROS
                                              




                                   Projeto Integrado de Aprendizagem

TEMA: A Inclusão Digital para os Professores da Rede

DISCIPLINA: Tecnologia e Educação

PÙBLICO ALVO: Professores e Diretores

1 - JUSTIFICATIVA- O Projeto de Aprendizagem tem como tema a Inclusão Digital nas Escola. As Tecnologias utilizadas no ambiente escolar são aliadas ao aprendizado. Buscando estratégias de como inserir o profissional da educação dentro do processo tecnológico, na transformação da sociedade. Este Projeto trata-se de uma investigação baseada na ação do agente educacional na formação do curso de Introdução à Educação Digital, seguindo-os de: Leitura de texto, vídeos na internet e fórum de aprendizagem

2- OBJETIVO GERAL:

° Contribuir com a inclusão digital nas escolas de modo a facilitar os professores no uso d às novas tecnologias digitais.

2.1- OBJETIIVOS ESPECÍFICOS

° Observar de que forma é realizada a inclusão digital nas escolas.
° Verificar como são introduzidas as novas tecnologias no ambiente escolar.
° Analisar como os professores estão participando e sendo motivados a seres incluídos no uso das tecnologias de um modo geral

3- METODOLOGIA
° O projeto será desenvolvido com os professores da rede Municipal de ensino de São Luís do Piauí, mais precisamente no Telecentro Comunitário, envolvendo todos os professores na participação do mesmo:
         
Momento 1 - 30min
° Apresentação de um vídeo para os professores sobreO Planeta Movido a Internet é Escravo da Tecnologiae explanação do objetivo do Projeto Integrado de Aprendizagem;
Momento 2 – 1h e 30min.
° Exibição do vídeo.......................................................
° Apresentação das tecnologias para os professores e diretores, mostrando a importância de cada uma dessas ferramentas;
° Leitura do texto da autora Andréia Cecília Ramal, O computador vai substituir o professor?
Momento 31h
° Avaliação dos professores utilizando questionários sobre o uso das tecnologias nas escolas.




CRONOGRAMA DO PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM

AÇÕES
DIA
MÊS
Término
Temática do projeto
16/08/2013
Agosto

Apresentação do projeto de Aprendizagem
23/11/2013
Novembro

Questionários para os Professores
23/11/2013
Novembro
23/11/2013


4- Recurso didáticos
° Data show
° Computador
° Notebook
° Laptop
° Net book
° Tablete
° Caixa de som
° Textos reflexivos
° Professores
° Vídeo

5- AVALIAÇÃO

Os professores serão avaliados mediante a participação e assiduidade e desempenhos das atividades.

7- REFERENCIAS

Links para Textos sobre Informática na Educação
° O computador e Educação? Uma ótima combinação

° EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Almeida, Fernando José de, JUNIOR, Fernando Moraes Fonseca.
Aprender com Projetos. Coleção Informática para a Mudança na Educação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Informática na Educação, 1999.
 VALENTE, José Armando. Mudanças na Sociedade, Mudanças na educação: o fazer acontecer, in O computador na sociedade do conhecimento – Organizada por José Armando Valente – Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
VEIGA, Marise Schmidt. Computador e Educação? Uma ótima Combinação.


8- ANEXO;

         QUESTIONÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário