TELECENTRO COMUNITÁRIO
DE INCLUSÃO DIGITAL
AVENIDA: LUÍS
BORGES DE SOUSA Nº 684 -
CENTRO
SÃO LUÍS
DO PIAUÍ-PI
CURSO
DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO
DIGITAL (60 h)
CURSISTA:
FRANCISCA
ISABEL DE SOUSA BARROS
Projeto Integrado de Aprendizagem
TEMA: A Inclusão Digital para os Professores da Rede
DISCIPLINA: Tecnologia e Educação
PÙBLICO ALVO: Professores e
Diretores
1 - JUSTIFICATIVA- O Projeto de Aprendizagem tem como tema a Inclusão Digital nas Escola. As Tecnologias utilizadas no
ambiente escolar são aliadas ao aprendizado. Buscando estratégias de como inserir o profissional da educação dentro do processo tecnológico, na transformação da sociedade. Este Projeto trata-se de uma investigação baseada na ação do agente educacional na formação do curso de Introdução à Educação Digital, seguindo-os de: Leitura de texto, vídeos na internet e fórum de aprendizagem
2- OBJETIVO GERAL:
° Contribuir com a inclusão digital nas escolas de modo a facilitar os professores no uso d às novas tecnologias digitais.
2.1- OBJETIIVOS ESPECÍFICOS
° Observar de que forma é realizada a inclusão digital nas escolas.
° Verificar como são introduzidas as novas tecnologias no ambiente escolar.
° Analisar como os professores estão participando e sendo motivados a seres incluídos no uso das tecnologias de um modo geral
3- METODOLOGIA
° O projeto será desenvolvido com os professores da rede Municipal de ensino de São Luís do Piauí, mais precisamente no Telecentro Comunitário, envolvendo todos os professores na participação do mesmo:
Momento 1 - 30min
° Apresentação de um vídeo para os professores sobre “O Planeta Movido a Internet é Escravo da Tecnologia” e explanação do objetivo do Projeto Integrado de Aprendizagem;
Momento 2 – 1h e 30min.
° Exibição do vídeo.......................................................
° Apresentação das tecnologias para os professores e diretores, mostrando a importância de cada
uma dessas ferramentas;
°
Leitura do texto da autora Andréia Cecília Ramal, O computador vai substituir o professor?
Momento 3 – 1h
°
Avaliação dos professores utilizando questionários sobre o uso das tecnologias nas escolas.
CRONOGRAMA DO PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM
AÇÕES
|
DIA
|
MÊS
|
Término
|
Temática do projeto
|
16/08/2013
|
Agosto
|
|
Apresentação do projeto de Aprendizagem
|
23/11/2013
|
Novembro
|
|
Questionários para os Professores
|
23/11/2013
|
Novembro
|
23/11/2013
|
4- Recurso didáticos
° Data show
° Computador
°
Notebook
° Laptop
° Net book
° Tablete
° Caixa de som
° Textos reflexivos
° Professores
° Vídeo
5- AVALIAÇÃO
Os professores serão avaliados mediante a participação e assiduidade e desempenhos das atividades.
7-
REFERENCIAS
Links para Textos sobre
Informática na Educação
° O computador e Educação? Uma
ótima combinação
° EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
Almeida, Fernando José de,
JUNIOR, Fernando Moraes Fonseca.
Aprender com Projetos.
Coleção Informática para a Mudança na Educação. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Informática na
Educação, 1999.
VALENTE, José Armando. Mudanças na Sociedade,
Mudanças na educação: o fazer acontecer, in O computador na sociedade do
conhecimento – Organizada por José Armando Valente – Campinas: UNICAMP/NIED,
1999.
VEIGA, Marise Schmidt. Computador
e Educação? Uma ótima Combinação.
8- ANEXO;
QUESTIONÁRIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário